0800 707 9210
unipe-ciencias-contabeis-interna-curso.png

Como é o curso de Ciências Contábeis no Unipê?

Com 30 anos de funcionamento, o Curso de Ciências Contábeis tem passado por constantes processos de revisão por conta da necessidade de renovação e atualização da formação do contador. Todas essas mudanças acontecem de acordo com as resoluções e diretrizes nacionais de contabilidade.

As transformações vividas com a globalização e a expansão do mercado de capitais a contabilidade como linguagem dos negócios tem sido bastante impactada, exigindo do profissional de contabilidade um amplo e variado leque de conhecimentos, isto porque nenhuma decisão gerencial deve ser tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de preparo técnico e científico para disponibilizar as informações necessárias à orientar as decisões das entidades.

O que faz o profissional de Contabilidade?

Você cuidará das contas de uma empresa ou organização por meio dos registros e controles de receitas, despesas e lucros. Controlará os registros de negócios, como compras, vendas, investimentos e aplicações, dando uma visão clara e precisa do patrimônio. Fará a interpretação dos eventos econômicos e fornecerá informações aos dirigentes para que eles tomem as melhores decisões a respeito do negócio.

Também será responsável por registrar os fatos e atos administrativos, responsabilizando-se pelo pagamento de tributos e ajudar a traçar os planos de investimento. Além destas atividades, algumas são exclusivas do profissional de contabilidade, como auditoria e perícia contábil. Mas para atuar como um(a) contador(a), você precisará ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

  • Auditoria: Fazer a fiscalização das contas de uma empresa e conferir registros nos livros e os dados de balanços.
  • Contabilidade Ambiental: Controlar e planejar gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
  • Contabilidade Gerencial: Fazer registro e análise das operações financeiras e patrimoniais de uma empresa e acompanhar todas as transações da organização.
  • Controle e Perícia: Fazer coordenação de operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
  • Ensino: Ministrar aulas em cursos técnicos e treinamento para funcionários de empresas na área contábil. Mas pra essa atividade é necessário pós-graduação.

Baixar Guia do Financiamento Estudantil

Como o curso de Ciências Contábeis vai contribuir na sua formação profissional

  • A concepção do curso busca delinear um profissional ético que seja generalista, competente para atuar nos vários campos da contabilidade.
  • Que compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras de um mundo globalizado, desenvolvendo metodologias que dêem soluções adequadas às características das organizações locais, regionais e nacionais.
  • Que perceba a importância dos procedimentos contábeis na vida das organizações; e que saiba “aprender a aprender” e “conviver” de modo a aproveitar as qualidades e as diferenças de equipes multi e interdisciplinares para a melhoria contínua de seu desempenho profissional e da atividade contábil.

Princípios básicos que norteiam o Curso de Ciências Contábeis do Unipê

  • Valorização da produção e articulação entre as diversas áreas de conhecimentos que contribuam para a formação profissional.
  • Respeito constante à ética na produção e divulgação do conhecimento científico e no exercício profissional.
  • Garantia de profissionais capacitados e comprometidos a atuarem de forma a contribuir para o progresso econômico e social do País.
  • Valorização da educação continuada do corpo docente e estímulo ao discente para a sua inserção num processo de educação permanente.

Quais são as finalidades do curso de Ciências Contábeis?

  • Atender as necessidades do mercado de trabalho e a demanda social formando profissionais habilitados e capacitados a atuar nesse ramo de atividade, com o propósito de contribuir para o bem estar da sociedade de um modo geral e, de modo particular para as entidades para as quais prestem serviços.
  • Criar através da produção científica e o exercício profissional, novos espaços em que a atuação do contador se torne indispensável.

Como você vai unir a teoria à prática durante o curso

  • O Núcleo de Práticas Contábeis é onde alunos e professores vivenciam experiências do dia a dia da contabilidade.
  • Nos laboratórios, são trabalhados os conhecimentos voltados à compreensão e utilização dos sistemas de informação aplicados à contabilidade, bem como as ferramentas tecnológicas utilizadas para otimização dos processos da área de atuação, vivência praticada nos Estágios Supervisionados I, II e III.
  • O Escritório de Prática Contábil funciona como um suporte para as principais atividades voltadas ao dia a dia de uma assessoria contábil, pois dispõem de periódicos (IOB) atualizados com a legislação tributária, trabalhista e contábil, bem como as obrigações fiscais acessórias e os impostos decorrentes de cada regime de tributação, ainda dispõe de todos os formulários necessários ao exercício da prática contábil. Isso contribui para inserir o discente nas atividades práticas, permitindo aprender como fazer e quais os prazos de recolhimento e apresentação das obrigações acessórias.
A prática contábil é uma vivência do curso, isso porque o aluno aprende as atribuições de sua profissão não apenas na teoria, mas realizando atividades e simulações. As disciplinas da matriz curricular apresentam parte de seus conteúdos voltados às atividades práticas:
  • Visitas técnicas;
  • Auditorias;
  • Análise de Balanços;
  • Entrevistas com empreendedores;
  • Perícias simuladas na câmara de arbitragem;
  • Entre outros.

Todas essas atividades contribuem na aplicação da teoria para que os estudantes vivenciem a profissão durante o curso e tenham uma formação sólida, com conhecimento e prática nas mais variadas áreas da contabilidade.

O Núcleo de Práticas Contábeis, o Escritório de Práticas Contábeis e o Balcão Contábil compõem a estrutura completa para realização de atividades inerentes ao exercício da profissão. E esse é um diferencial do Curso de Ciências Contábeis do Unipê, que prioriza o tratamento das informações contábeis atualizadas.

No Escritório de Práticas Contábeis você terá um Sistema Contábil disponível para aprender e praticar as partes fical, pessoal, contábil e patrimonial, envolvendo custos e auditoria, por exemplo.O curso de Ciências Contábeis do Unipê também realiza alguns projetos para a comunidade de João Pessoa, como a Oficina de Extensão de Como Abrir Pequenos Negócios, Orçamento Familiar e Formação de Preço de Venda e Custos, são oferecidos à comunidade em geral e empresários de pequeno porte.

Baixar Guia do Financiamento Estudantil

Mercado de Trabalho

Desde que o Brasil passou a adotar, em 2010, as Normas Internacionais de Contabilidade, as mudanças provocam efeitos positivos no mercado de trabalho, pois a demanda por profissionais graduados aumentou. As vagas são, principalmente, para a área tributária, tanto em escritórios de contabilidade quanto em consultorias.Os profissionais mais desejados são aqueles com visão gerencial e que com capacidade de acompanhar a definição de estratégias de negócios e retratá-las nos relatórios.

Segurança e confiabilidade

Reconhecido pela PORTARIA MINISTERIAL nº 607, de 13/12/1988, e publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO de 15/12/1988.

Se você se sente preparado para ingressar na faculdade, aproveite para fazer sua inscrição no Vestibular ou Reservar sua Vaga no curso de Ciências Contábeis do Unipê:

 

Quero me inscrever!

 

Informações gerais do curso:

  •   tipo-de-curso Tipo de Curso: Bacharelado
  •   turno Turno: Manhã e Noite
  •   duracao Duração: 4 anos
  •   coordenador Coordenador: Ms. Jane Kelly Batista Ramalho 
  •    Telefone: 0800 707 9210
  • VER MATRIZ CURRICULAR  

  •   mensalidade Mensalidade manhã: R$ 519,00
  •   mensalidade Mensalidade Noite: R$ 657,00*

Ainda tem dúvidas?
Nós podemos te ajudar!