0800 707 9210
unipe-fonoaudiologia-interna-curso.png

Como é o curso de Fonoaudiologia no Unipê?

O Curso de Fonoaudiologia do Unipê busca formar um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, com competência para atuar nos três níveis de atenção à Saúde, fundamentando-se na produção do conhecimento, contemporâneo, contextualizado e dinâmico, pautado na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e extensão/assistência, gerando um fonoaudiólogo, crítico e apto para atuar sobre a comunicação e seus distúrbios, quer seja em Motricidade Orofacial, Voz, Disfagia, Linguagem Oral e Escrita, Fala, Audição, Equilíbrio e nas ações de Saúde Coletiva, através de atividades complementares norteadas pelo compromisso social seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde.

Diferenciais do Curso

Como diferenciais competitivos destacam-se as instalações, laboratórios e atividades desenvolvidas pelo curso. Curso pioneiro no Estado da Paraíba, com mais de 15 anos de existência e compromisso com o processo de ensino-aprendizagem, através de atividades integradas e diversos campos de estágio.

As atividades práticas permeiam todos os componentes curriculares desde o primeiro período do curso. 

Possui convênios com diversas instituições e com a rede de saúde pública do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba. Possui uma Clínica-Escola própria que possibilita aos alunos a vivência prática em estágios nos diversos campos de atuação.

Integração com os demais cursos de saúde oferecidos no UNIPÊ, possibilitando uma visão generalista e humanista do individuo. Oferta da Educação Continuada, através de cursos de Pós-Graduação.

 

Estrutura do Curso

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia ocupa uma área total de 1.000 m². É climatizada e possui instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem, em nível de graduação e pós-graduação, relativas às disciplinas práticas, teórico-práticas e clínico-terapêuticas. Funciona com três Unidades integradas: Unidade de Fonoterapia I, Unidade de Fonoterapia II e Unidade de Audiologia.

Os serviços prestados à população são gratuitos, realizados sob a forma de atendimento fonoterapêutico individual e/ou em grupo, abrangendo as seguintes áreas da Fonoaudiologia: Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Audiologia, Disfagia, Audiologia Educacional, Saúde do Trabalhador, Gerontologia, Neurofuncional e Neurolinguística, e se destinam tanto à prevenção e ao tratamento dos distúrbios relacionados a essas áreas, como ao aperfeiçoamento da Comunicação.

O setor de Fonoterapia possui um sistema de monitoramento por câmeras e recursos de áudio e vídeo de última geração, possibilitando maior discussão dos casos clínicos atendidos. No setor de Audiologia, o usuário conta com os vários exames audiológicos, como por exemplo: Audiometria, Imitanciometria, Teste da Orelhinha (Emissões Otoacústicas), Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE/BERA), Vectoeletronistagmografia (Teste do Labirinto), entre outros.

Baixar Guia do Financiamento Estudantil

Mercado de Trabalho

A Fonoaudiologia pode ser considerada uma ciência cujo objetivo volta-se ao aperfeiçoamento e à reabilitação dos padrões de voz, fala, linguagem, audição, equilíbrio, bem como das estruturas estomatognáticas e de suas respectivas funções. O profissional fonoaudiólogo atua nas áreas de Voz, Linguagem, Audiologia, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Disfagia e Fonoaudiologia Educacional, além das mais recentes áreas de atuação intituladas. Saúde do Trabalhador, Gerontologia, Neurofuncional e Neurolinguística;

Integrada às demais profissões da saúde, a Fonoaudiologia abre grandes perspectivas em seus campos profissionais de atuação, evidenciando uma perspectiva de constante crescimento, com a conquista de mais espaço e do respeito dos profissionais das áreas afins, através da capacitação e atualização dos seus conhecimentos.

Dessa forma, as ações são direcionadas em seus mais diversos âmbitos, dentre eles: clínicas integradas, consultórios, unidades básicas de saúde, ambulatórios, hospitais, maternidades, domicílios, home care services, institutos de longa permanência, casas de saúde, creches e berçários, empresas, meios de comunicação, consultoria em assuntos de saúde/Fonoaudiologia, associações e ONGs. Como também escolas especiais e regulares, atuando dessa forma com todas as faixas etárias: junto a bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Considerando, assim, as mais diversas áreas de atuação do fonoaudiólogo, este profissional direciona ações de prevenção e procedimentos de intervenção a patologias como: Disfonias, Disartrofonias, Gagueira, Afasias, Atraso de Linguagem, Distúrbio de Leitura e Escrita, Distúrbio de Aprendizagem, Desvios Fonético e Fonológico, Deficiência Auditiva, Alteração Vestibular, Disfagia, Distúrbio Oromiofuncional, Deglutição Atípica, Autismo, Síndromes e Deformidades Craniofaciais diversas, dentre outras.

Segurança e confiabilidade

Reconhecido pela Portaria do MEC nº 226, de 25/01/2002, e publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO de 29/01/2002.

Se você se sente preparado para ingressar na faculdade, aproveite para fazer sua inscrição no Vestibular ou Reservar sua Vaga no curso de Fonoaudiologia do Unipê:

 

Quero me inscrever!

 

Informações gerais do curso:

    •   tipo-de-curso Tipo de Curso: Bacharelado
    •   turno Turno: Tarde
    •   duracao Duração: 4 anos
    •   coordenador Coordenador: Ms. Victor Costa Alves Medeiros
    •    Telefone: 0800 707 9210
    • VER MATRIZ CURRICULAR
    •   mensalidade Mensalidade: R$ 806,40*
    • *Valor com desconto aplicado.
      O desconto não é contemplado na matrícula.
    •  
    • Quero me inscrever!

Ainda tem dúvidas?
Nós podemos te ajudar!